CONTROLANDO O PESO NA GRAVIDEZ

dominando-seu-peso-gravida-de-8-meses

Controlar o ganho de peso na gravidez é fundamental para ajudar a evitar o aparecimento de problemas, como diabetes gestacional ou pré-eclampsia, que estão relacionados com ganho excessivo de peso durante a gestação.

A melhor forma de controlar o peso na gravidez é comer alimentos saudáveis como legumes, frutas, cereais integrais, carnes brancas, peixe e ovo, evitando assim os alimentos com excesso de gorduras e açúcares. Além disso, deve praticar-se uma atividade física diária de intensidade leve como pilates, yoga, hidroginástica ou caminhar 30 minutos todos os dias.

Para controlar o peso na gravidez é necessário saber o Índice de Massa Corporal ou IMC, antes da mulher engravidar e consultar a tabela e gráfico de ganho de peso durante a gestação porque estas ferramentas permitem acompanhar o ganho de peso a cada semana da gravidez.

1.Como calcular o IMC antes de engravidar?

Para calcular o IMC é necessário registar a altura e o peso da grávida antes de engravidar. Depois divide-se o peso pela altura x altura, Clique aqui e use nossa calculadora oficial.

Por exemplo, uma mulher com 1,60 metros de altura e 70 Kg de peso antes de engravidar tem um IMC de 27,3 Kg/m2.

2.Como consultar a tabela de ganho de peso na gravidez?

Para consultar a tabela de ganho de peso basta ver onde se encaixa o IMC calculado e a que ganho de peso corresponde.

IMC Classificação do IMC Ganho de peso recomendado durante a gravidez Classificação de ganho de peso
< 18,5 Abaixo de peso 12 a 18 Kg A
18,5 a 24,9 Normal 11 a 15 Kg B
25 a 29,9 Excesso de peso 7 a 11 Kg C
>30 Obesidade Até 7 Kg D

Assim, caso a mulher tenha um IMC de 27,3 Kg/m2, significa que tinha excesso de peso antes de engravidar e, poderá engordar entre 7 e 11 Kg durante a gravidez.

3. Como consultar o gráfico de ganho de peso na gravidez?

Para consultar o gráfico de ganho de peso na gravidez a mulher ver de acordo com a semana de gestação quantos quilos a mais deve ter. Por exemplo, uma mulher com a classificação de ganho de peso C às 22 semanas deve ter mais 4 a 5 kg que no inicio da gravidez.

dominando seu peso gráfico gestante

Clique na imagem para ver melhor o gráfico.

A mulher com excesso de peso ou obesidade antes de engravidar deve ter o acompanhamento de um nutricionista para fazer uma dieta completa e equilibrada que forneça todos os nutrientes necessários para a mãe e o bebê, sem que a mãe engorde demasiado.

 

(Visited 7 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

GOSTANDO DO CONTEÚDO?

Cadastre-se para receber nossa notificação por e-mail sempre que postarmos algo novo aqui no site.

Seu e-mail está seguro conosco, nós odiamos Spam.