EXERCÍCIOS PARA PERDER BARRIGA, VALE MESMO A PENA?

dominando-seu-peso-perdendo-barriga-01

Muitas mulheres querem perder a gordura da barriga – o que não é fácil. Eliminar a gordura da barriga é o que a maioria das pessoas que tem alguns quilos a mais deseja.

Perder gordura localizada é um mito propagado pela mídia que tenta vender cremes ou suplementos para emagrecer sem resultados. Outro grande mito é que os exercícios abdominais ajudam a perder barriga. Neste artigo vamos falar quais são os melhores exercícios para perder barriga – você vai ficar espantada!

A Diferença Entre Eliminar Gordura Abdominal e Ganhar Abdominais

Quando você entra numa academia é fácil encontrar meia dúzia de máquinas para fazer exercícios abdominais. Você vê pessoas fazendo uma centena de abdominais até à exaustão. Será que fazer abdominais é o melhor exercício para perder barriga?

Fazer abdominais ajuda a fortalecer e a tonificar os músculos da barriga, mas não queima a gordura abdominal. O mesmo se aplica aos engenhos para exercitar os músculos abdominais. Exercitar estes músculos tem as suas vantagens: tonifica e ajuda a manter a barriguinha para dentro… Mas não queima a gordura da barriga.

Exercitar os abdominais torna os músculos mais fortes, mas a camada de gordura que está por cima dos músculos mantém-se. O que realmente temos de fazer para ter uma barriga lisa é arranjar uma forma eficiente de perder a gordura da barriga. Existem dois tipos de gordura na barriga: uma camada de gordura em cima dos músculos abdominais e gordura intra-orgânica.

A gordura intraorgânica, juntamente com o inchaço da barriga é o que faz a barriga grande e dilatada. É possível eliminar estes dois tipos de gordura através de uma alimentação que promove a queima de gordura, evita a ingestão de gorduras prejudiciais e através de exercício físico moderado.

dominando-seu-peso-abdomen-pernasMelhores Exercícios para Perder Barriga

Ao contrário da sabedoria convencional os exercícios abdominais não ajudam a queimar a gordura da barriga. O que realmente funciona é exercício aeróbico de baixa intensidade e exercício de resistência de alta intensidade (musculação).

Movimento de Baixa Intensidade

O exercício aeróbico de baixa intensidade são as caminhadas, ciclismo leve, surf, etc. Correr, jogging, ciclismo pesado e outras atividades queimam mais calorias, mas não vão às reservas de gordura. O objetivo é manter o batimento cardíaco entre 55% e 75% do seu batimento máximo. Isto é um exercício muito leve… para pessoas muito pesadas basta andar normalmente e para pessoas menos pesadas basta caminhar com uma velocidade um pouco superior à normal.

Quando o seu batimento cardíaco ultrapassa dos 75% do máximo o corpo deixa de queimar gordura e promove um metabolismo anaeróbico que utiliza a glicose como combustível preferencial (o que origina a criação de ácido láctico e cortisona). Ao manter um batimento cardíaco abaixo dos 75% o seu organismo consegue ir às reservas de gordura e evita desgaste do organismo.

Deve caminhar entre 3 e 6 horas por semana – parece muito mas não é! Compre um leitor de MP3 para ouvir música ou um curso áudio para aprender outra língua… Assim o tempo passa mais rápido.

Exercício de Alta Intensidade

O exercício de alta intensidade deve ser concentrado em exercícios compostos com pesos. Exemplos de exercícios de força para perder barriga compostos são: agachamento, peso morto, elevações e o supino. No ano passado chegou a moda dos swings com Kettlebells, um exercício que trabalha quase todos os músculos do corpo ao mesmo tempo.

Estes exercícios cansam muito, mas criam massa muscular e melhoram o sistema endócrino. Ter mais hormônio de crescimento e testosterona aumenta o metabolismo basal e juntamente com a alimentação certa você queima a gordura armazenada. Ao fazer estes exercícios também trabalha os músculos abdominais o suficiente para ter os abdominais visíveis quando perder a camada de gordura da barriga.

Não é necessário passar horas na passadeira, levantar pesos 4 ou 5 vezes por semana ou fazer centenas de abdominais. Se você equilibrar o exercício aeróbico leve com alguns treinos de alta intensidade vai queimar muita gordura em todo o corpo, incluindo na barriga.

A minha recomendação é fazer os dois tipos de exercício, visto que fazer mais de um não evita a necessidade do outro. As caminhadas e outros exercícios aeróbicos leves ajudam a queimar gordura e os exercícios de força dão origem a um equilíbrio hormonal para começar a queimar gordura mais rapidamente. Lembre-se que 80% dos resultados vêm da alimentação saudável – não ignore a sua educação alimentar!

Um abraço.

(Visited 181 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Facebook

GOSTANDO DO CONTEÚDO?

Cadastre-se para receber nossa notificação por e-mail sempre que postarmos algo novo aqui no site.

Seu e-mail está seguro conosco, nós odiamos Spam.