POR QUE VOCÊ DEVE TURBINAR A INGESTÃO DE CÁLCIO?

DOMINANDO-SEU-PESO-alimentos-ricos-em-calcio1

Se você faz parte do time que abandonou a lactose, fique de olho na ingestão de cálcio! Veja as consequências da falta ou excesso do mineral e como obtê-lo

Pesquisas recentes apontam que os brasileiros consomem menos cálcio do que o necessário – o que é alarmante principalmente para mulheres, maiores vítimas da osteoporose.

E no cenário atual, em que é realidade a intolerância à lactose e a alergia à proteína do leite, bem como as dietas lac free, vale lembrar a função e a importância do mineral e explorar outras fontes.

“Além do leite, tofu, brócolis, sardinha, quiabo, couve, agrião, rúcula, semente de gergelim, linhaça, grão-de-bico, manjericão, aveia, chia, amêndoas, figos frescos e secos, ovos e folhas de beterraba são boas fontes de cálcio”, indica Cecília Gravatá, nutricionista clínica da L&L Espaço Vida ao Corpo (SP).

A quantidade diária recomendada de cálcio é de 1.000 mg, que você encontra em 1 copo de leite (200 ml), 1 fatia de queijo branco, 200 ml de iogurte, 4 col. (sopa) de espinafre cozido ou 2 col. (sopa) de couve refogada.

A falta de cálcio pode causar: fraqueza dos ossos, cãibra, pressão alta, dor na coluna, problemas emocionais, cólicas menstruais, unhas fracas, cáries, artrite e periodontite.

Já o excesso pode provocar: interferência na absorção de ferro, falência renal, calcificação excessiva dos ossos, fraqueza muscular, problemas de memória e psicose.

Dica: para absorver melhor o cálcio dos alimentos, diversifique as fontes e não se esqueça de tomar sol seguindo as recomendações do dermatologista, porque a vitamina D ajuda o intestino a absorver o nutriente.

Que tal curtir o nosso conteúdo?
(Visited 1 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Facebook

GOSTANDO DO CONTEÚDO?

Cadastre-se para receber nossa notificação por e-mail sempre que postarmos algo novo aqui no site.

Seu e-mail está seguro conosco, nós odiamos Spam.

GOSTANDO DO CONTEÚDO?

Cadastre-se para receber nossa notificação por e-mail sempre que postarmos algo novo aqui no site.

Seu e-mail está seguro conosco, nós odiamos Spam.